Como estamos sendo afetados com os adventos da modernidade em diversas áreas do nosso cotidiano?

A aplicação de tecnologias avançadas, desde instituições financeiras até mesmo em nossos lares, estão se consolidando cada vez mais. Diversos são os avanços e identificá-los pode ser uma tarefa interessante.

Inteligência Artificial, armazenamento em nuvem, análise de grandes volumes de dados(Big Data) e técnica de aprendizagem das máquinas, a chamada Machine Learning já estão sendo empregadas, por exemplo, em grandes bancos que buscam otimizar os serviços de atendimento e obter sugestões mais precisas na hora da tomada de decisão, trazendo assim, mais rapidez em ações que impactam diretamente nos negócios das empresas.

A capacidade de identificar problemas se torna cada vez mais automatizada e é extremamente crucial, principalmente no que diz respeito ao se captar dados e, a partir de estudos minuciosos, usá-los para tomar decisões e melhorar o serviço oferecido. O BTG Pactual, banco brasileiro que atua no mercado de investimento, vem empregando com sucesso essas tecnologias já citadas.

Algumas empresas, como a IBM, desenvolveram sistemas tão avançados de Inteligência Artificial que já estão sendo utilizadas em larga escala pelo mundo. O próprio Bradesco, já se beneficia da modalidade de atendimento por computadores em seu chat online. A BIA, atendente robótica criada para agilizar o processo de atendimento feito dentro do aplicativo do banco, utiliza desta tecnologia fornecida pela IBM.

A concessionária de telefonia fixa, telefonia móvel, internet banda larga e TV por assinatura, Vivo, também emprega em seu aplicativo “Meu Vivo” a Aura, uma assistente pessoal para situações mais simples e perguntas de níveis menos complexos. A tendência é que a máquina aprenda com o tempo e seja capaz de realizar tarefas mais complexas dentro do App.

Essa tecnologia que une a integração de inteligência computadorizada, Machine Learning e Big Data foi batizada de “Computação Cognitiva”, a mesma aprende com o usuário e oferece formas mais assertivas de como entender exatamente o que o cliente necessita, da mesma maneira, oferece informações vitais sobre comportamento de consumidor. Os dados obtidos poderão ser utilizados pelo setor  de Marketing das empresas, ofertando melhores serviços e buscando sempre se manter estável ao que o seu público necessita, além de inovar perante ao mercado e seus respectivos concorrentes. Dados esses, poderão ser usados também pelo setores de tecnologia das empresas, que serão capazes de entender com exatidão como o sistema vem sendo utilizado e o que poderá ser otimizado.

O impacto dessas e de outras tecnologias, no mercado, já estão e poderão ser sentidas mais profundamente nos próximos anos. Há diversas oportunidades a serem exploradas. Os assistentes domésticos começarão a tomar um lugar em destaque no mercado. uma vez que os mesmos já influenciam em outros serviços tradicionais como os serviços domésticos e de segurança.

Não levará muito tempo até que seja comum que tenhamos em nossas casas as assistentes robóticas que se utilizam dessas inovações. A Amazon e a Google já os tem à sua disposição no mercado. Estes podem ser cada vez mais úteis, uma vez que, empregados em união com outra tecnologia, a Internet das Coisas, facilitaria em larga escala a necessidade de cumprir com tarefas corriqueiras como, por exemplo, ir ao supermercado para repor estoques da geladeira ou controlar as fechaduras da sua residência por reconhecimento de voz.

O principal empecilho ainda está no desconhecimento de como prevenir ataques por parte de Hackers, uma vez que ainda não são comuns o desenvolvimento de softwares de antivírus dedicados às tais inovações.

De qualquer forma, são tecnologias que vão se moldando aos nossos gostos e rotinas. Com o passar do tempo, serão cada vez mais automatizados os processos que nos permitirão ter mais tempo livre para solucionar questões consideradas realmente vitais. As tecnologias vieram para facilitar o nosso dia-a-dia e estamos engatinhando em como lidar da melhor forma com todas elas, da mesma maneira em que estamos também ensinando.

Esses e outros assuntos, você encontra disponíveis em nosso Blog.