Quando se pensa em um modelo de negócios atrativo, o foco principal é comercializar um produto ou serviço que se “venda por sí só“, como por exemplo, óculos de grau, óculos de sol ou lentes de contato, pois muitas pessoas precisam desses acessórios para ter uma qualidade na visão, além de proteção contra luzes fortes como raios solares enquanto dirigem, na praia ou parques. A questão é que até mesmo para produtos e serviços que aparentemente não precisam de muita divulgação e marketing, é preciso considerar alguns pontos cruciais e simples que poderão ajudar a alavancar suas vendas.

Existem inúmeros cases de empresas que deixam claro que alcançar esse nível não é tarefa fácil. No Brasil, algumas marcas são muito conhecidas, como: Coca-cola, Havaianas, Apple, Outback. Essas empresas investiram em marketing, estão no mercado há muito tempo e acima de tudo não vendem somente um produto ou serviço, estas empresas vendem confiança, credibilidade e principalmente qualidade.

Atualmente as óticas tomam conta das cidades, e de fato é um serviço lucrativo pois os produtos comercializados variam de lentes de contato até óculos de sol, e certamente a utilização desses produtos se torna cada vez mais requisitada e fashion, com armações coloridas, quadradas, redondas, enfim, produtos que realmente combinam e atendem a necessidades de quem os utiliza.

Para você que quer entrar ou já está no mercado de óticas, existem alguns diferenciais que podem fazer com que sua empresa cresça e evolua. Siga-os e garanta seu sucesso!

A localização é essencial:

Escolha um ponto estratégico, onde é possível alcançar um número incalculável de clientes. Isso é muito importante, mas é evidente que o primeiro passo de tudo é saber qual o seu público alvo e onde ele está localizado. Seu foco é fazer com que os clientes procurem pelos seus serviços, então esteja próximo de grandes centros de circulação de pessoas, como: Avenidas, centros empresariais e comerciais, universidades, consultórios médicos, hospitais, e em shoppings.

O produto deve ser de qualidade:

Tenha fornecedores de qualidade e venda produtos que você realmente confia.

Você já ouviu aquele ditado popular que diz: “A primeira impressão é a que fica”?
Quando seus clientes compram óculos e lentes, eles esperam que haja qualidade, e de fato isso é primordial, sendo que a ausência desse fator poderá gerar um marketing negativo de sua empresa para conhecidos e familiares (ou até mesmo nas redes sociais).

Você deve fazer promoções para atrair olhares:

Invista em divulgação nas redes sociais, disponibilize descontos para compras acima de um determinado valor ou quantidade e faça promoções, do tipo: compre um óculos de sol e ganhe um desconto de 10%.

Existe uma técnica de fidelização que pode ser muito bem empregada, onde cada compra que seu cliente faça valerá um selo, e ao atingir uma quantidade “X” de selos lhe dará direito a um brinde, ou até mesmo um desconto em algum outro produto ou serviço de sua ótica.

Ofereça formas de pagamento simplificadas:

Este é o ponto mais importante, já que a competitividade é enorme. Nem sempre é necessário vender seus produtos abaixo do preço de mercado, porém você pode trabalhar com a percepção de seu cliente, veja o exemplo:

Um óculos que custa R$ 750,00 pode parecer caro na percepção de seu cliente, mas caso você permita formas simplificadas de pagamento, como por exemplo através de Parcelamento no carnê ele poderá pagar em até 12X de R$ 62,50. Isso altera a concepção do seu cliente e permite que ele finalize a compra de seu produto sem ter que se preocupar em dar entradas ou consultar o limite do cartão de crédito.

Uma forma de ter esse leque de opções de pagamento para o seu cliente no fechamento da venda é ter uma conta aberta na F2b.

A F2b é uma plataforma que permite cobrar seus clientes via boleto bancário, transferência online, cartão de crédito e débito. Além disso você também poderá enviar lembretes SMS automáticos informando seus clientes sobre as cobranças, fazer consultas no SCPC e pagar contas.

A F2b já está no mercado há 20 anos e através dela a administração de seus negócios se tornará completa e eficiente.

Caso queira se destacar em relação aos concorrentes, entre em contato conosco!