Você já desistiu de uma compra porque o vendedor não oferecia os sistemas de cobrança de sua preferência? Ou talvez tenha abandonado seu carrinho quando reparou que o sistema de cobrança era muito confuso ou não parecia seguro? Se você se identificou com essas situações, vai entender porque não oferecer aos seus clientes diversas formas de pagamento pode prejudicar o seu negócio.

E não, isso não é exclusividade das grandes empresas! A sua micro ou pequena empresa também pode (e deve) disponibilizar opções variadas de pagamento. Saiba quais são elas:

  • Transferência bancária

O grande benefício da transferência é que o pagamento cai rapidamente em sua conta! Contudo, aconselhamos só oferecer essa opção se já possuir uma conta corrente empresarial. Fornecer sua conta pessoal dá a impressão de falta de profissionalismo, o que gera insegurança e pode até custar algumas vendas.

  • Boleto bancário

O boleto é um grande amigo das empresas, pois as taxas são baixas e ainda costumam sofrer reduções conforme o número de boletos emitidos por mês – quanto mais emissões, menores são as taxas. Vale lembrar que existe a possibilidade do cliente desistir da compra e acabar nunca pagando o boleto, porém esse ainda é um excelente meio de recebimento.

  • Cartão de crédito

É o mais utilizado atualmente no Brasil, mas é também o que sai mais caro para as empresas. Entretanto, não dá para escapar dele! Muitos clientes só irão concluir a compra se houverem opções de parcelamento, por exemplo.

guia para o sucesso dos empreendedores

  • Cartão de débito

Também muito usado, a taxa é menor que a dos cartões de crédito. Os clientes costumam utilizar o débito para pagar compras de valores baixos/médios ou mesmo quando já atingiram o limite de crédito.

  • Cheque

Apesar de não ser tão popular quanto antigamente, o cheque ainda é bastante utilizado. O ponto positivo é que não existem taxas de administração, o que é uma vantagem para empresas e clientes. É claro que sempre existe a possibilidade de receber um cheque sem fundos, por isso avalie bem os prós e contras antes de aceitar essa forma de pagamento.

Então como implementar um sistema de pagamento?

Existem plataformas que agregam diversos meios de pagamento online, que podem ser contratadas pela sua empresa também para auxiliar na gestão e no controle financeiro. Em um único sistema é possível criar, enviar e administrar cobranças – o processo é rápido, simples e seguro!