Se você tem dúvidas sobre como começar a criar a sua loja virtual, este post é para você!

Cada vez mais as empresas se dão conta de que o investimento em uma plataforma de e-commerce é necessária, não importa se a loja é grande ou não. Pois, marcar presença na internet é uma forma de ampliar a capacidade de negociação no mercado, atrair leads e aumentar suas vendas!

Claro que criar uma loja virtual do zero pode ser um processo complexo e que leva tempo, além de muita dedicação!

Neste post, você vai descobrir quais as primeiras etapas para criar sua loja virtual. Vamos lá?

1) O que vender, para quem vender e por onde vender?

Se você está interessado em se aventurar nesse mercado, é importante considerar questões como para quem você vai vender, o que vai vender e onde vai vender. E, também, valores, integrações e profissionalismo, para dar ainda mais credibilidade ao seu negócio.

Então, para lhe ajudar com isso, fiz uma pequena lista para se considerar durante a primeira e mais importante etapa da criação do seu e-commerce!

O que vender?

Primeiramente, defina o que irá vender. Para isso, faça uma análise do mercado que deseja ingressar, estudando concorrentes e possivelmente enxergando uma oportunidade de negócio ainda não explorada.

Para quem vender?

Agora, pense em quem gostaria de comprar o seu produto, além disso, pense no porquê eles comprariam, os benefícios que seu produto traria para a vida dessas pessoas e onde esses possíveis clientes se encontram online e fisicamente.

Por onde vender?

Por último nesta lista, mas não menos importante, escolha uma plataforma de acordo com o que vai vender e pra quem vai vender.

Para, de fato, criar um e-commerce, você precisa de uma boa plataforma. Essa é a estrutura da sua loja virtual, portanto, faça a sua escolha com sabedoria. Pesquise as opções de mercado e opte pela solução mais completa e que, ao mesmo tempo, caiba no seu orçamento. Se a plataforma for fácil de configurar, melhor ainda.

Durante o processo de escolha, fique atento aos recursos, como marketplaces (possibilidade de vender os seus produtos em lojas maiores e mais conhecidas), design responsivo (visualização adaptada do e-commerce em smartphones) e conectividade com outros sistemas de gestão, como business intelligence, CRM e outros.

Não existe a melhor plataforma de todas, você deve procurar a melhor plataforma para o seu negócio e que atenda ao momento em que seu projeto está, o ideal é priorizar plataformas que tenham as funcionalidades que seu modelo de negócio precisa e que possuam um bom atendimento de suporte para lhe auxiliar no inicio da montagem de sua loja.

A iSET é referência em plataformas de e-commerce e pode ajudar seu negócio. Entre em contato e saiba mais sobre nossos serviços!

2) Experiência de usuário: inovação e tecnologia

Invista numa experiência única do seu cliente ao navegar no seu site. Isso irá proporcionar maior segurança, conforto, praticidade, entre outras qualidades, a quem acessa seu e-commerce. Se o usuário encontra boas condições, naturalmente ele teve um momento interessante ao visitar sua loja virtual. Preze sempre pela inovação e tecnologia, aplicando recursos diferenciados no seu negócio, turbinando-o.

Um e-commerce de qualidade tem maiores chances de conseguir conversões. O aumento das vendas é um caminho natural para quem investe em inovações e melhorias. Há lojas que apresentam boas opções de produto, mas falham em outros pontos. Dificuldade de encontrar um item, carregamento lento das páginas, poucas opções de pagamento e uma série de outros fatores podem influenciar negativamente.

A utilização de softwares de gestão também faz parte dessas melhorias, assim como o investimento em um checkout inteligente — com menos páginas. Pois devemos ter em mente que atuar nesse ambiente implica em acompanhar toda essa dinamicidade.

3) Experiência de compra traz a fidelização de clientes!

A tão desejada fidelização de clientes é realizada a partir de uma boa experiência. Se você entrega algo de diferente, é muito provável que se torne referência no segmento. Quem teve uma boa experiência tem tudo para retornar à sua loja, o que configura a fidelização.

Um site bem construído, fácil de navegar e com informações claras ajuda o cliente a se sentir mais à vontade, transmitindo uma maior sensação de segurança e, assim, aumentando a sua credibilidade perante os visitantes, que podem voltar sempre que precisarem do seu produto!

4) Desenvolva conteúdo de qualidade para seus clientes

Crie um conteúdo de qualidade para a loja, pois ela vai precisar de um empurrãozinho para atrair mais clientes. Isso pode ser feito de modo eficaz e com baixo custo por meio do conteúdo exposto nela. Capriche nas descrições dos produtos, com fotos, vídeos e outros recursos audiovisuais que explicam bem as funcionalidades e diferenciais de cada item vendido no site.

Lembre-se de que, diferentemente do que ocorre em uma loja física, no e-commerce, tudo precisa ser bem explicado e apresentado para convencer o cliente a comprar.

Utilize imagens de boa qualidade que chamem a atenção e ajudem na escalabilidade do seu site, focando no tema abordado e paletas de sua loja virtual.

Existem plataformas de imagens gratuitas, como a Freepick, de tem um banco de conteúdo imenso com muita variedade.

5) Redes sociais e sua importância

Um grande erro ao montar sua loja virtual é negligenciar as redes sociais. Qualquer empreendedor digital precisa ter uma estratégica clara de divulgação nas redes sociais, pois a maior parte do tempo de navegação dos potenciais clientes é gasto nas redes. É nelas que você tem grande chance de atrair pessoas para a sua loja virtual.

Quando surgiram, essas plataformas serviam apenas para o contato e a atualização dos seguidores. Mas, atualmente, elas são ambientes propícios para os negócios e que atingem praticamente todas as camadas e faixas etárias da população.

Desse modo, deixar de lado as redes sociais significa também desprezar uma maneira de divulgar seu negócio.

Integrar as redes sociais, por colocar links para seus perfis em pontos estratégicos da sua loja virtual, é uma ótima maneira de ampliar o alcance da marca, além de fortalecer as chances de venda de um cliente que antes nem pretendia comprar seu produto, aumentando suas vendas também.

Aposte nas mais utilizadas, como o Facebook e o Instagram, mas pense também em qual é mais adequada para o seu negócio.

Depois que você conseguir criar sua loja virtual, o trabalho não para por aí. É necessário buscar formas de expansão para continuar crescendo. Permaneça motivado, entenda o comportamento dos seus consumidores, invista no diferencial da sua loja e acompanhe as novidades que surgem constantemente no universo do comércio eletrônico!

Se você é uma pessoa que não quer parar de aprender seu negócio tem grandes chances de sucesso!