Ajudar estudantes, especialmente concurseiros, a se preparar para as provas. Foi desse objetivo que nasceu a Concufriends, plataforma que oferece conteúdo de diversos concursos do país todo. Hoje, o site oferece mais de 500 mil questões de concursos e planos de estudos para milhares de brasileiros.

Tiago Floriano, desenvolvedor e co-fundador da Concufriends, conta que desde o início do projeto era possível presumir uma grande demanda de pessoas  que estivessem dispostas a pagar pelo conteúdo oferecido.

“Tínhamos a ciência de que, mesmo não sendo um negócio focado no lucro, teríamos custos e, provavelmente, uma grande demanda de pessoas dispostas a pagar pelo serviço. Desta forma, disponibilizar um meio de pagamento online, prático, ágil e intuitivo era essencial.” explica Tiago.

Vantagens da F2b

À procura de uma API fácil de implantar e que permitisse adaptações, a equipe responsável pelo desenvolvimento não teve dúvidas em optar pela F2b como solução de pagamento desde o início do projeto. “Dentre as opções que tínhamos no mercado (e diga-se de passagem, as que ainda temos), o F2B foi a empresa que melhor atendeu a estes requisitos. As demais opções exigem que o usuário faça um cadastro (além do cadastro de nossa plataforma), o que torna o processo muito burocrático.” acrescenta o empresário.

Para assinar o serviço, o usuário faz um breve cadastro na Concufriends e em seguida o botão de pagamento da F2b já é disponibilizado. Em apenas 3 passos é possível concluir a contratação e iniciar os estudos.

Dica do empreendedor (e desenvolvedor)

Fundador da startup e também desenvolvedor, Tiago Floriano explica que já conhecia a ferramenta da F2b de outros projetos:  “Já havia utilizado a F2B em outros projetos e por isso estava ambientado com os códigos. E, especialmente o formulário HTML, não dá trabalho algum customizar e implementar em sistemas.”

Floriano enumera as vantagens encontradas na F2b:

“Com a F2B fazemos tudo o que o Concufriends precisa:

    • 1) Receber os pagamentos de maneira fácil, tanto para nós, no quesito implementação, quanto para o cliente, nos quesitos facilidade e agilidade;
    • 2) Acompanhar as emissões de fatura, os pagamentos realizados, numa interface simples e fácil de usar, e com todas as informações necessárias;
    • 3) Efetuar pagamentos referentes aos custos da empresa, como se fosse um internet banking;
    • 4) Inserir recargas no celular de suporte aos nosso clientes.”

Com um modelo de negócio simples e sem burocracias, Tiago afirma que a solução da F2b se enquadrou exatamente no que eles precisavam: A ideia é que o usuário gaste o tempo dele estudando e não tentando entender a plataforma. Com a solução da F2B, com poucos cliques, o estudante paga e tem seu acesso ao site liberado tão logo o pagamento seja autorizado. Resumindo, não perdemos clientes por causa de um meio de pagamento burocrático, integramos todo o sistema de pagamento em menos de uma hora, e poupamos na contratação de um programador só para desenvolver esta parte.”