Entre os meios de pagamento online existentes, dois se destacam: boleto bancário e cartão de crédito. Em média, ⅔ das transações realizadas via internet são feitas através do cartão de crédito, seguido pelo boleto bancário como a segunda opção mais utilizada.

Outras modalidades de pagamento como débito ou transferência bancária também são usadas pelos clientes, porém ainda não são muito populares no ambiente virtual.

Você já sabe que é imprescindível conhecer a preferência dos seus consumidores para que sua empresa possa oferecer produtos/serviços que atendam às necessidades e expectativas de cada um deles – o mesmo vale para as opções de pagamento disponibilizadas em seu site ou loja virtual. Se o cliente gostar de pagar por boleto, por exemplo, e você não oferece essa possibilidade, talvez ele desista da compra e migre para a concorrência.

Então vamos entender as vantagens dos dois principais meios de pagamento online?

Cartão de crédito

O cartão de crédito ainda é a modalidade mais utilizada entre os brasileiros devido à facilidade de parcelamento. Muitas pessoas não têm condições de arcar com o custo total de uma compra de uma só vez ou, como muitas compras na internet são realizadas por impulso, se sentem mais confortáveis em parcelar a despesa em “suaves” prestações. Além disso, principalmente para compras online ou compras em sites internacionais, o cartão de crédito é uma das únicas maneiras de pagamento.

As tarifas nem sempre são as mais atraentes, o que afasta alguns microempresários deste método de recebimento. Porém, quando constata-se a popularidade do crédito, fica evidente a importância de ofertar este meio de pagamento.

Além disso, as tarifas variam muito de acordo com as administradoras de cartões e empresas de pagamentos online. Por isso, pesquise bem para que possa contratar aquela que ofereça as melhores condições para a sua empresa.

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Boleto bancário

Os compradores que se preocupam mais com fraudes costumam optar pelos boletos, já que podem ser considerados uma opção mais segura de pagamento. Aqueles que têm baixo limite de crédito (ou que nem mesmo possuem cartões) e os mais indecisos (que preferem pensar um pouco mais antes de concluir a compra) também preferem os boletos bancários.

Para a empresa, essa modalidade tem um custo baixo de emissão e a contratação é simples, já que não é preciso ter uma conta PJ. Ainda, o empresário recebe todo o montante de uma única vez, pois não existe a possibilidade de parcelamento. Mas a principal vantagem desse tipo de cobrança é, sem dúvida, a tarifa reduzida em relação ao cartão de crédito.

Uma coisa é certa: quanto mais meios de pagamento você ofertar, maior será a sua conversão!