Já ouviu falar sobre globalização digital? Neste artigo vamos explicar este conceito e te ajudar a pensar em como seu negócio pode se beneficiar.

O que é Globalização Digital?

A globalização nada mais é do que a integração econômica, social, cultural e política entre países. Com a diminuição do custo de meios de transporte e de comunicação, o termo ganhou força em meados dos anos 90. No época, grandes empresas aproveitaram a oportunidade para vender, no mercado internacional, bens produzidos em seus países de origem.

De lá para cá, com o avanço da internet e da tecnologia, agora podemos digitalizar muitas coisas e enviá-las para qualquer canto do mundo. Dados, informações, inovação, sistemas… tudo isso pode ser transmitido de um país a outro pela web. E o aumento desses fluxos digitais tem chamado a atenção dos especialistas. Desde 2008, o volume da banda larga consumido para essa troca de informações aumentou 45 vezes. Quer um exemplo dessa valiosa troca de informação? Hoje, uma empresa brasileira pode usar um sistema de gestão criado na Finlândia. A globalização digital permite que as pessoas tenham a acesso a serviços que jamais teriam poucos anos atrás.

Oportunidades para seu negócio

A globalização digital também permitiu que pequenas empresas e startups pudessem exportar seus produtos e serviços. Hoje, não precisa ser uma empresa multinacional com sede fora do país para comercializar no exterior. A comunicação pode ser feita completamente pela internet: via sites de buscas, e-mail marketing e redes sociais. Antes, para explorar outros mercados, uma empresa precisava contratar fornecedores locais para colocar em prática uma campanha de comunicação. Hoje é possível fazer tudo isso sem sair do país.

A era do E-commerce e dos marketplaces

A globalização digital elevou as lojas online para um patamar superior. Para ter uma ideia, cerca de 12% dos bens comercializados globalmente são conduzidos via E-commerce. E não é preciso investir no desenvolvimento completo de uma plataforma para vender online. Hoje empresários têm à disposição plataformas prontas e customizáveis para começar a vender.

Além disso, sites como Alibaba, eBay, Amazon, conhecidos como marketplaces, permitem que pequenos empresários façam vendas para qualquer lugar do mundo e ainda sejam competidores das grandes multinacionais, sem ter o próprio site.

A globalização digital diminuiu ainda mais as fronteiras entre os países. A democratização da tecnologia e da internet permitiu que as pessoas tenham acesso à informação. Um empresário pode contratar freelancers do todo mundo. Um estudante pode aprender uma disciplina assistindo aos vídeos no YouTube. Um artista pode mostrar seu talento para o mundo todo, sem precisar fazer uma turnê internacional.

Como seu negócio pode se beneficiar da globalização digital? Que tal estudar mais um pouco sobre este assunto? Separe um tempo do seu dia para estas matérias: