No post de hoje trataremos sobre uma dificuldade que talvez você tenha enfrentado mesmo antes de ser microempresário, quando ainda era autônomo: gerenciamento e profissionalização do negócio. Quando trabalhamos sozinhos ou com equipes enxutas, cuidar da rotina administrativa e de cobranças e ainda se preocupar com a imagem da empresa perante o público pode ser um desafio. Mas existem algumas ferramentas gratuitas (ou quase) que podem te ajudar. Confira!

G Suite

Ao criar uma conta no G Suite, você poderá ter seu próprio e-mail corporativo com o nome de sua empresa, além de agendas compartilhadas, possibilidade de fazer videoconferências e armazenamento de arquivos em nuvem. Além disso, você pode criar, editar e compartilhar arquivos e documentos através do Google Drive. O G Suite também permite que você trabalhe de qualquer lugar, já que toda a plataforma pode ser acessada por computadores, laptops, smartphones ou tablets.

Os primeiros 30 dias são gratuitos e depois disso você pode escolher entre os planos de U$5, U$10 ou U$25 mensais por usuário.

 

Dropbox

Também baseado na computação em nuvem, o Drobpox é um serviço de armazenamento e compartilhamento de arquivos: documentos, fotos, vídeos, etc. Assim como o Google Drive, é totalmente seguro. Você pode usá-lo gratuitamente, tendo direito a 2GB de espaço. Se você precisar de mais, pode optar por planos a partir de U$9,99 ao mês.

Trello

O Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos e  por meio de painéis e listas. A sua interface é muito simples e ele pode ser utilizado tanto para organizar suas pendências pessoais quanto tarefas de trabalho. Além disso, o Trello pode também ser usado para a gestão de processos em equipe, onde os usuários podem identificar as responsabilidades de cada membro e acompanhar o desempenho de todos.

É possível organizar um painel de informações da forma que o usuário preferir, definir prioridades, fazer marcações, criar “Labels” (etiquetas que indicam o status de cada tarefa, por exemplo), agendar alertas, entre outras funcionalidades. O melhor? É grátis!

Slack

Em micro e pequenas empresas, mesmo aquelas que não possuem muitos funcionários, a comunicação pode ser um problema. Alguns trocam e-mails, outros conversam por WhatsApp ou até deixam recados em post-its na mesa dos colegas. O Slack veio para resolver isso, pois ele centraliza a comunicação entre as equipes num só local (e ainda permite conversas privadas). Seu principal diferencial é que é possível integrá-lo totalmente a outras plataformas, como o Trello, Google Drive e Dropbox – isso significa que dá para discutir sobre o gerenciamento de um projeto e visualizar os arquivos sem muito (ou nenhum) esforço.

O Slack também é gratuito e pode ser baixado no computador, celular e tablet.

Hootsuite

O Hootsuite é uma excelente ferramenta de marketing digital para pequenas empresas – através dele é possível gerenciar diversas mídias sociais como Facebook, Twitter e LinkedIn. Ele permite o agendamento de publicações, monitoramento, interação com o público e ainda disponibiliza relatórios para que você possa avaliar o desempenho da sua marca.

No plano Free você pode gerenciar até 3 perfis nas mídias sociais, o que é ideal para quem está começando.

Photoshop online

Você não precisa ser um mestre da edição para deixar as imagens e fotos mais profissionais. O Photoshop online é gratuito e fácil de utilizar. Faça um teste!

Confira outras dicas para sua pequena empresa no nosso blog!

guia para o sucesso dos empreendedores