Realizar o controle financeiro é um dos maiores desafios enfrentados pelas micro e pequenas empresas. Mas é possível sobreviver no mercado sem uma gestão financeira eficiente?

Imagine que a gestão financeira seja o coração do seu negócio, responsável por suprir as demais áreas vitais. Seguindo esse raciocínio, se o sangue (capital) não chegar a todos os órgãos (setores), fica quase impossível manter-se em pé. Neste complexo mecanismo o coração exerce uma função essencial, mas é o cérebro que comanda todas as atividades – neste caso, é você, empreendedor.

Mesmo que a empresa seja de pequeno porte, é preciso implementar um sistema de cobrança que facilite sua administração. Para isso, essa plataforma deve fornecer informações claras e detalhadas sobre sua saúde financeira, em tempo real. Ser capaz de acompanhar o fluxo de caixa diariamente é importante para poder agir com rapidez quando imprevistos acontecerem.

guia para o sucesso dos empreendedores

A imprevisibilidade afeta negativamente os negócios

Quando nos deparamos com uma situação inesperada, o tempo de reação pode ser um fator que definirá se ela se tornará um problema ou não. No caso das finanças, perceber que alguns clientes não estão pagando seus boletos somente no final de cada mês pode gerar um problemão! Aquele dinheiro com o qual você contava para pagar contas, fornecedores e funcionários talvez não esteja lá na data esperada.

Por isso é fundamental administrar a carteira de cobrança de sua empresa, para que seja possível controlar os casos de inadimplência antes que eles causem impactos negativos em seu faturamento.

Uma solução é optar pela contratação de um sistema de pagamentos online que permite, além da emissão e envio de cobranças, a administração das contas a pagar e a receber em tempo real. Algumas dessas plataformas oferecem até aplicativos para celular ou tablet, o que facilita o acesso à informação de onde quer que você esteja.

Como você é o cérebro que comanda o seu negócio, tome as decisões corretas a fim de garantir que o coração continue pulsando, forte e saudável!