Quando falamos sobre gestão de pequenas empresas, é necessário selecionar muito bem onde os investimentos serão feitos. Então será que vale a pena investir em um sistema de cobranças? Na nossa opinião, você pode economizar em outros aspectos do seu negócio, mas não no controle financeiro.

Um equívoco na gestão das finanças da sua empresa pode acabar saindo muito caro. Se você ainda recebe os pagamentos dos clientes em sua conta corrente, fica muito fácil misturar as receitas pessoais e empresariais, não é?

Isso significa que você corre o risco de não perceber quando um cliente esquecer de pagar ou ainda de cobrar aquele que já efetuou o pagamento. Especialmente nesse último caso, pode ser que a pessoa desista de vez de fazer negócios com sua empresa. 

Mas então como lembrar os clientes sobre um pagamento que se aproxima ou cobrá-lo educadamente?

Apesar de ser o método mais trabalhoso, você pode fazer isso manualmente. Claro que irá depender do número de clientes que você possui e da sua habilidade de organização, mas uma possibilidade é a de programar alertas de vencimento no Google Calendar ou mesmo em seu celular. Quando receber os avisos, entre em contato com os clientes por e-mail ou WhatsApp, por exemplo.

Mas é claro que existem meios mais simples e eficientes!  Se você já possui uma Conta F2b, é possível enviar e-mails informando sobre o vencimento da parcela antes e após a emissão da cobrança. Com esta funcionalidade gratuita fica fácil programar e enviar os lembretes – é possível enviar os avisos também por SMS*.

Então sim, é recomendável ter um sistema de cobrança mesmo se sua empresa for pequena. Ele facilita muito a gestão das finanças e suas ferramentas de lembrete ainda contribuem para diminuir a inadimplência.

(*) Verifique a tabela de tarifas para envio de SMS.

guia para o sucesso dos empreendedores