Empreender não é fácil. Ter uma ideia inovadora e trabalhar para colocá-la em prática é uma tarefa difícil. Não é a toa que existem na internet muitas dicas para quem quer ser um empreendedor.

Porém, algumas orientações se destacam por estarem presente em quase todas as matérias: Flexibilidade e Atitude.

Flexibilidade

É necessário ser flexível para abrir mão da ideia inicial e deixar que outros profissionais ou até mesmo seu cliente, mostrem como ela pode ser melhor. Muitos empresários levam projetos ao fracasso por não conseguirem desapegar da ideia, por não estarem disposto a mudar seu negócio.

Em alguns casos, uma ideia precisa ser transformada várias vezes para se tornar viável.

Você sabia que Mark Zuckerberg criou outra rede social antes do Facebook? O Facemash se tratava de um site destinado aos alunos de Harvard para eleger as estudantes mais bonitas da universidade.

A partir deste site, amadureceu-se a ideia para uma rede centrada em conexões entre as pessoas e o resto da história você já sabe.

Atitude

É preciso ter determinação para tirar uma ideia do papel e empreender. Muitas vezes, é necessário arrecadar fundos ou fazer um investimento do próprio bolso. Para as duas situações, o empreendedor precisa de atitude e iniciativa. Um negócio novo exige um profissional que perceba as oportunidades e encontre formas de viabilizá-las.

Empreenda também no trabalho

Quem tem o espírito empreendedor pode se destacar também no ambiente de trabalho. Não é preciso ter um negócio para empreender. Ao propor uma nova forma de atender o cliente, criar um processo mais ágil no seu dia a dia ou idealizar uma melhoria de um produto, você também está empreendendo.

Para conseguir colocar as novas ideias em prática no ambiente de trabalho, o profissional precisa ter disciplina e organização para executar o novo e continuar dando conta das responsabilidades diárias.

Nestes casos, é importante compartilhar seu projeto com o líder. A postura de “dono do negócio” tem sido bastante requisitada no universo corporativo. O profissional que consegue expor essa habilidade tem grandes chances de ser bem reconhecido.