Definir as metas é uma etapa indispensável para alcançar os objetivos propostos no planejamento estratégico de uma empresa. Através das metas cada colaborador consegue visualizar a sua responsabilidade perante os desafios.

Existem várias metodologias no mundo corporativo. Uma das mais conhecidas é a SMART, veja como aplicá-la para seu negócio:

Metodologia SMART para definir metas

SMART é a sigla em inglês para: Específica (specific); Mensurável (mensurable); Alcançável (attainable); Relevante (relevant); Temporal (timely).

SPECIFIC: A meta precisa ser específica. Se o objetivo é aumentar as vendas, o gestor deve deixar claro a exata porcentagem de crescimento.

MEASURABLE: É primordial definir os indicadores que irão validar os resultados. Por exemplo, se o desafio for aumentar os acessos de um site, defina o período a ser analisado e os dados: pageviews, sessões ou usuários. É importante que indicadores sejam acessíveis, para que o colaborador possa acompanhar os resultados mês a mês e manter o objetivo sempre à vista.

ATTAINABLE: O empreendedor não pode estabelecer uma meta impossível. Ela precisa ser alcançável. A equipe estará engajada em torno do resultado se acreditar que pode atingí-lo.

RELEVANT: A meta precisa ser relevante para o profissional perante às suas funções. Por isso, defina-as de acordo com às áreas de atuação, por exemplo: geração de leads para um profissional de marketing e uma meta de conversão para o responsável pelas vendas.

TIMELY: Estabeleça a data para cumprimento. O período não pode ser vago. Por exemplo: Lançar novo site da companhia até 30 de julho.

 

Existem também outros métodos conhecidos no mercado. Outro conceito bastante utilizado é o Checklist. Pequenas metas, alcançáveis em um curto espaço de tempo. Alguns empreendedores utilizam este modelo para estabelecer metas a cada 3 meses. A sensação de cumprir uma objetivo é tão gratificante que o funcionário se vê motivado o ano inteiro.

Mas lembre-se, é importante sempre atrelar as metas a um reconhecimento. Para metas desafiadoras, uma bonificação é a melhor recompensa. Para pequenas metas, você pode pensar em um almoço, um day off ou um vale-presente.