Já reparou que muitas coisas na vida fazemos simplesmente pela força do hábito? Por exemplo: pegar sempre o mesmo caminho para ir ao trabalho, pedir o mesmo prato no restaurante, usar um corte de cabelo igual por vários anos… Fazemos tudo isso de forma quase automática, antes de pensarmos sobre nossas escolhas ou refletirmos se existe outro caminho melhor ou mais rápido. E sim, você provavelmente faz o mesmo em sua microempresa.

Quais as vantagens do seu principal método de recebimento?

Se você não sabe essa resposta, chegou a hora de sair do piloto automático e buscar mais informações sobre meios de cobrança. Muitas empresas recebem pagamentos através de cheques, boletos ou depósitos bancários, então a seguir vamos explorar o que essas três opções têm a oferecer:

Cheque

O cheque pode ser vantajoso tanto para microempresas quanto para os clientes, pois não existem taxas de administração. Além disso, esse método ainda é bastante utilizado para parcelamentos de compras. Porém, avalie a faixa etária predominante de seus consumidores – pessoas jovens costumam preferir utilizar o crédito para parcelamento ou outros meios de pagamento para compras à vista. Outro ponto importante é que o empresário sempre corre o risco de receber cheques sem fundos, o que pode prejudicar o fluxo de caixa.

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Boleto bancário

Já mencionamos que o boleto é uma ótima alternativa, pois as taxas são baixas e esse método transmite credibilidade ao seu negócio. Para os clientes, o pagamento é muito simples, especialmente porque pode ser realizado pelo internet banking ou pelos aplicativos de celular dos bancos. O ponto negativo é que nem sempre os boletos emitidos serão pagos, seja por esquecimento ou por desistência da compra.

Depósito

O depósito bancário é uma excelente forma de manter seu fluxo financeiro contínuo e estável, pois o dinheiro fica disponível em sua conta em no máximo 1 dia útil. Contudo, nem todos os clientes se sentirão seguros em utilizar esse meio de pagamento, uma vez que sua empresa é jovem e muitos deles estarão realizando a primeira compra com você.

Na realidade não existe um meio de cobrança melhor, mas sim aquele que pode atender com mais eficácia às demandas de sua pequena empresa. E se ainda houver dúvida, que tal disponibilizar aos clientes mais opções? Ao contratar um sistema de pagamentos online, por exemplo, sua empresa poderá receber por meio de transferências, boletos bancários, cartões de débito e também de crédito.