Será que seu cliente está satisfeito com o produto que recebeu da sua empresa? Será que existem pontos de melhoria no serviço prestado? Ou ainda, será que seu próximo produto irá atender as necessidades do mercado?

Muitas vezes os empresários estão tão focados no dia-a-dia de suas empresas que acreditam conhecer seu público-alvo. Mas na verdade, assim como o mercado, a opinião do seu cliente pode mudar. Por isso, é importante incluir nas suas atividades constantes análises de pesquisas de satisfação.

Veja as dicas da F2b para criar uma pesquisa de satisfação e lembre-se que você pode usar nossa ferramenta gratuita de Pesquisa de Satisfação, disponível na aba “Cobrança F2b/Configuração/Email de Pagto”, dentro na sua conta.

Dicas F2b

1 – Com quem estou falando?
Personalize sua pesquisa de acordo com o seu público. É importante levar em conta toda a experiência de compra e uso de seu produto ao questioná-lo. Além de medir os resultados de um serviço que já foi prestado, pense em elaborar perguntas que ajude em ações futuras. Por exemplo, se você é uma agência de marketing, pergunte quais outros serviços (que sua empresa não atende) que seu cliente necessita.

2 – Seja rápido e direto

As pessoas já tem pouca predisposição para responder uma pesquisa. Por isso, seja claro e vá direto ao ponto nas questões. 4 perguntas são suficientes para extrair bons feedbacks.

3 – Você indicaria para outras pessoas?

Esta pergunta não pode faltar em seu questionário e é uma maneira fácil de identificar se seu cliente está realmente satisfeito com o serviço prestado.

4 – E agora, o que eu faço?

Depois de analisar os resultados com sua equipe, lembre-se que, ao abrir uma pesquisa de satisfação, sua empresa gera uma expectativa de melhoria. É importante estar disposto a aplicar uma mudança no negócio caso seja necessário ou então seu cliente pode se sentir frustrado.

5 – Agradeça

Os resultados da pesquisa podem trazer importantes insights para seu negócio. Neste caso, agradeça o cliente e informe-o que as alterações são procedentes de suas respostas. Ele se sentirá parte do processo e continuará colaborando em futuras consultas.