Networking. O termo em inglês significa “rede de trabalho”, ou seja, uma rede de contatos profissionais. Esta palavra é usada com frequência quando o assunto é carreira. Todo mundo já sabe que ter uma indicação profissional nos dias de hoje vale ouro.

Para algumas pessoas é natural manter um relacionamento estratégico com outros profissionais. Para os mais introspectivos, esta tarefa é mais difícil. Hoje, aqui no blog da F2b, separamos 6 dicas de como manter sua rede de contato ativa.

1.Competência acima de tudo

As empresas estão deixando de valorizar aquele profissional que se relaciona bem, mas não tem uma boa entrega. O conjunto destas duas qualidades é que fazem a diferença. Se você trabalha bem, atende bem os clientes e prima por uma entrega de qualidade, o trabalho também fala por você. Comprometa-se com os resultados.

2. Esteja sempre antenado

Mantenha-se informado sobre o seu mercado de trabalho e compartilhe as informações com seus pares e superiores. Estar conectado com as novas tendências ajuda na hora de puxar uma conversa profissional.

3. Não ative sua rede apenas quando precisa

A maioria das pessoas se preocupa com networking somente quando está procurando emprego. Comece a ativar sua rede desde já, com colegas e clientes.

4. Circule

Feiras, cursos e palestras. Estes eventos podem ser uma boa oportunidade para conhecer pessoas novas, atualizar-se e reencontrar profissionais da área. Para empreendedores, recomendamos a participação em circuitos de startups, como o Meetup, por exemplo.

5.Redes Sociais

A tecnologia só ajuda a manter a sua rede de contatos ativa. Mantenha atualizada suas competências no LinkedIn e compartilhe notícias e artigos relevantes da sua área.

6.Conecte pessoas e oportunidades

Quando abrir uma vaga de emprego no seu trabalho, reserve alguns minutos para procurar na sua rede um candidato com o perfil. Apresente colegas que têm negócios ou interesse em comum. Ao ser uma pessoa que proporciona oportunidades, você será lembrado com mais facilidade.