Se procurarmos a definição da palavra Marketing, encontramos o seguinte significado: Conjunto de ações, estrategicamente formuladas, que visam influenciar o público quanto a determinada ideia, instituição, marca, pessoa, produto, serviço etc.

Bom, mas se o Marketing é formado por diversas atividades, como priorizar as mais importantes para seu negócio? Aqui vão três dicas para você que está começando.

1- Sua marca, seu cartão de visitas

Durante a concepção da sua empresa, uma das etapas mais importantes é definir nome e o logo (esta atividade pode ser conhecida como branding). Antes de escolher, faça uma pesquisa de mercado e responda às seguintes perguntas: Quais os nomes usados pela concorrência? Que cores são mais utilizadas? O nome tem registro disponível? Qual seria o domínio para o site?


Com as respostas, nós damos uma dica para avaliar a força da sugestão escolhida: Diga o nome para algumas pessoas por telefone. Perceba se ele foi compreendido com clareza (assim você evita ter de soletrar ou que consumidores não saibam como te procurar na internet). Evite anglicismos (palavras em inglês) a não ser que a língua estrangeira tenha algum vínculo importante para o posicionamento da marca.

 

2- Presença digital é obrigatória

Não importa o setor, sua empresa precisa ser encontrada com facilidade na internet – a principal fonte de prospects. Por isso, crie um site, insira o endereço da sua loja nos mapas do Google e verifique quais redes sociais são mais importantes para o seu negócio. Nem todas as marcas precisam estar no Facebook, por exemplo. Para tomar esta decisão, pesquise os hábitos de comportamento de seu público-alvo.

 

3- Em um relacionamento sério com o cliente

O seu cliente ainda é seu melhor vendedor. Nada melhor para a imagem de uma marca do que receber elogios e um feedback positivo. Por isso, pense em todos os pontos de contato entre sua empresa e as pessoas. Em cada etapa, verifique se as necessidades são preenchidas. Verifique se os atendentes são prestativos e cordiais. No site, estão disponíveis todas as informações necessárias? Quantos e-mails são enviados e com qual conteúdo? Na loja física, o ambiente é limpo e acolhedor?

Após o processo de venda concluído, faça uma rápida pesquisa e verifique se há espaço para melhorias e coloque-as em prática. Já falamos dessa e outras dicas de marketing de relacionamento aqui no blog.

 

Existem infinitas atividades de marketing que podem ajudar nos lucros do seu negócio: material impresso, apresentação, promoção, conteúdo, parcerias e eventos. Para saber qual a mais eficiente, é importante estudar atentamente seu público.