Sabe o que empresas esquecem? Que o trabalho não termina quando o cliente conclui o pagamento. Costumam concentrar a maioria de seus esforços em atração e captação mas não dão a devida atenção a uma fase fundamental da jornada de consumo: o pós-venda.

Quando um cliente efetua uma compra, isso não significa que ele ficará satisfeito, que fará negócios com você novamente ou que indicará seu produto/serviço para seus contatos. Melhor não contar com os ovos antes da galinha, concorda?

E é justamente por isso que a sua empresa não pode dar o trabalho por encerrado, pois uma nova etapa está apenas começando!

Estabelecer um bom relacionamento com os clientes faz parte da estratégia competitiva – este ciclo tem início no primeiro contato que a pessoa tem com a sua marca e podemos dizer que ele nunca termina, pois é preciso deixar os canais de comunicação sempre abertos e se fazer presente na vida do cliente, principalmente quando já se passou algum tempo desde a última compra.

guia para o sucesso dos empreendedores

Saiba algumas estratégias que podem ser adotadas por sua pequena empresa para assegurar o bom relacionamento e um pós-venda de qualidade:

Estabeleça um diálogo amigável

Converse com os clientes como se eles fossem seus colegas: de forma casual, amigável, personalizada e respeitosa. Ouça seus apelos individuais, seja rápido na resposta e estimule a interação.

Seja ativo em seus canais online

Um site desatualizado e uma página parada no Facebook não causam uma boa impressão. Por isso, mantenha seus canais online atualizados e monitore-os constantemente: responda e-mails, formulários, comentários e mensagens privadas com agilidade e simpatia.

Colete opiniões após a venda

Que tal chegar ao cliente antes que ele reclame nas mídias sociais? É importante coletar o feedback após a venda para fazer um diagnóstico dos acertos, erros e evitar possíveis crises.

Seja ágil no atendimento

Após incentivar o envio de feedbacks ou mesmo no caso de um consumidor entrar em contato espontaneamente com a sua empresa, não o deixe esperando muito tempo por uma resposta – especialmente aqueles que relataram uma experiência negativa. Seja rápido e fidelize!

Faça contato periódico

O cliente fez algumas compras mas está sumido? E aquele que abandonou o carrinho? Entre em contato pelos meios que estiverem disponíveis (e-mail marketing, inbox, SMS) e lembre-os de que a sua empresa está pronta para atendê-los.

Também não subestime o poder do bom e velho telefonema! Dependendo da situação, ligar para o consumidor é a melhor forma de demonstrar que a opinião dele é valorizada e respeitada. Não tema o que os seus clientes têm a dizer sobre você, pois estas informações são fundamentais para a evolução da sua pequena empresa.