Nem todas as microempresas ou pequenas empresas começam de forma intencional: em muitos casos, profissionais autônomos veem seu volume de trabalho aumentando e, de maneira natural, percebem que a evolução é necessária. 

Isso quer dizer que nem todas as micros ou pequenas empresas iniciaram suas operações após uma fase de planejamento, o que significa que também não foram definidos indicadores de performance.

Sabemos que as metas podem tirar o sono de muitos empreendedores, especialmente dos menos experientes, mas elas são fundamentais para o sucesso do negócio. Por isso é essencial fazer o planejamento estratégico empresarial, onde serão definidos objetivos e metas.

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Mas não se preocupe porque bastam poucos indicadores para que seja possível avaliar o desempenho das suas vendas, por exemplo. Confira:

Faturamento

Imaginamos que você já acompanhe o faturamento da sua empresa de perto, afinal este é o maior indicador de como as coisas estão indo. Contudo, além de fazer o controle de caixa é preciso comparar o faturamento com a meta estabelecida em seu planejamento, para que seja possível acompanhar a evolução ou identificar possíveis problemas (por exemplo: faturamento positivo, mas baixa lucratividade).

Lucratividade

É um equívoco controlar somente as vendas e não dar a devida atenção ao lucro – se o faturamento está dentro do esperado, mas não sobra dinheiro no caixa significa que a sua empresa está gastando mais do que deveria. Reavalie seus custos fixos, identifique os inadimplentes e pesquise a lucratividade média do seu setor e também dos concorrentes. Essas são ações vitais para a sustentabilidade do seu negócio, seja ele uma das micro ou pequenas empresas que desponta no mercado.

Recebimento

Talvez você não saiba, mas faturamento e recebimento são métricas diferentes. Se você vendeu bem mas não está recebendo, talvez tenha feito muitas vendas a prazo ou está sendo prejudicado pela inadimplência. Quanto mais preciso for o controle financeiro, menor será o risco do seu recebimento e faturamento apresentarem valores muito diferentes. Para realizar esse controle, uma boa opção é contratar uma empresa de pagamentos online.

Ticket médio de vendas

Esse indicador (volume de faturamento por volume de vendas fechadas) é importante pois informa se sua empresa está fazendo vendas de menor ou maior valor. Ao entender essa dinâmica, é possível avaliar quais produtos/serviços têm melhor desempenho e definir estratégias para maximizar os resultados.