Cada vez mais pessoas sonham em empreender, abrir um negócio, serem donas do próprio nariz. Se você é um desses sortudos que conseguiu tirar o sonho do papel, parabéns! Mas talvez a realidade não seja bem o que você imaginava, não é? Afinal, administrar uma micro ou pequena empresa não é nada fácil.

Aprendendo para empreender

Aprender novas habilidades e reciclar conhecimentos é uma das premissas do empreendedorismo que deve ser levada a sério. Principalmente quando uma empresa está começando, surgem muitas incertezas e as mudanças estão sempre acontecendo: diferentes perfis de clientes, troca de fornecedores e parceiros, mudanças de estratégia, alterações no produto/serviço, etc.

Só que não dá para encarar esse cenário em constante transformação sem algumas cartas na manga! Por isso, invista em cursos de gestão e inovação, esteja sempre bem informado sobre seu mercado de atuação e de olho na movimentação dos concorrentes, leia livros e artigos sobre administração de pequenas empresas e empreendedorismo e ainda, se puder, converse com outros executivos para obter novos insights.

guia para o sucesso dos empreendedores

Modelo de gestão do tamanho do seu negócio

Não é qualquer modelo que pode ser aplicado à sua empresa, pois ela é única e possui suas próprias necessidades e particularidades. Por isso o planejamento estratégico é tão importante, pois os objetivos, metas e ações serão definidos de acordo a missão, visão e valores do seu negócio.

Além disso, não se esqueça de que não existe boa gestão sem um controle financeiro empresarial eficiente, pois para tomar decisões acertadas é necessário saber quanto uma ação irá custar, quanto você tem em caixa e qual é a previsão de recebimentos para os próximos meses.

Existem sistemas de pagamentos online que permitem a administração de cobranças de uma forma simples e segura, além de oferecer outras funcionalidades como loja virtual gratuita e envio de alertas para os clientes. Para saber mais sobre sistemas de cobranças, consulte o post “Pequenas empresas: quais sistemas de cobrança utilizar?”.

Sim, você terá muitos desafios pela frente, mas os benefícios certamente compensarão!