“Quanto mais clientes, melhor!”. Essa frase é unanimidade entre os empreendedores. Mais clientes significam mais vendas, que representam mais dinheiro no caixa da empresa. Contudo, existe um outro lado da moeda: o risco de inadimplência também aumenta.

Quando uma microempresa ou pequena empresa não recebe os pagamentos em dia, o fluxo de caixa é muito prejudicado. Para evitar atrasos, algumas medidas podem ser tomadas, como o envio de alertas e a cobrança de juros, correção monetária e multa.

De acordo com o Procon-SP, os juros moratórios são limitados a 1% (um por cento) ao mês, conforme art. 406 do Código Civil e artigo 161, parágrafo primeiro, do Código Tributário Nacional.

O referido percentual deve ser aplicado proporcionalmente aos dias de atraso. Assim, o percentual a ser aplicado é de 0,033333% por dia de atraso – juros pro rata die – que incidirá no dia seguinte ao do vencimento até a data do pagamento da obrigação pelo devedor.

guia para o sucesso dos empreendedores

A multa por atraso de pagamento é limitada a 2% (dois por cento), para qualquer contrato de relação de consumo, segundo determina o artigo 52, parágrafo primeiro do Código de Defesa do Consumidor, lei 8078/90. A multa só pode ser cobrada uma única vez para cada título.

Envio de alertas de pagamento podem evitar prejuízos para microempresa

É evidente que utilizar mecanismos que ajudam a evitar a inadimplência é muito mais saudável para a gestão de sua microempresa do que ser obrigado a aplicar multas e juros. Se antes você mesmo se encarregava de avisar os devedores, essa tarefa se torna cada vez mais difícil conforme a sua clientela cresce, não é?

Mas existe uma boa solução para esse problema: contratar uma empresa intermediadora de pagamentos como a F2b.

Além de controle financeiro e a possibilidade de fazer cobranças online, a F2b oferece um serviço que emite avisos automáticos aos clientes alertando sobre os vencimentos, tanto por email quanto SMS. Você, empresário, se exime dessa responsabilidade direta e não corre o risco de prejudicar o relacionamento com algum cliente.

Para se informar melhor sobre essa e outras vantagens, entre em contato!