Grandes marcas foram criadas em períodos de crises. Por isso, utilize este tempo para exercer a criatividade e refletir em como inovar no seu negócio.

Inovação não é somente criar um produto ou serviço que não existe no mercado. Pode ser também inovar na maneira de atender o cliente, de distribuir ou embalar o produto ou de personalizar um serviço.

Praticar a inovação é repensar toda a cadeia que seu negócio está envolvido e adotar uma nova maneira de operar. Este exercício é imprescindível para a existência de uma empresa.

Nos dias de hoje, nenhuma empresa  se mantém competitiva no mercado se permanecer alheia às novas tecnologias, às tendências de consumo e aos novos modelos de administração.

 

Mantenha-se informado

Uma das principais dificuldades apontadas pelas pequenas empresas é a falta de recurso para investir em tecnologia, equipamento ou pessoal capacitado. Para isso, informe-se sobre as entidades (públicas ou privadas) que dão apoio e financiamento à inovação.

Outra dificuldade encontrada é a falta para informação. Para isso, procure sobre o assunto pela internet, existe muito material de qualidade disponível gratuitamente.

O Sebrae, por exemplo, disponibiliza em PDF com 99 soluções inovadoras de pequenas empresas, leia o material com calma e pense como inovar no seu negócios. Clique e baixe aqui.

Ou também, você pode buscar por cursos especializados online gratuitos, como os listados nesta matéria da Exame, clique para ler.