A FEBRABAN, Federação Brasileira de Bancos, e a rede bancária estão desenvolvendo uma nova plataforma de cobrança para modernizar o sistema de pagamento de boletos. O sistema passa a valer para todos os boletos bancários emitidos a partir de meados deste ano.
A equipe da F2b te ajuda a entender de maneira fácil como funciona e quais são os impactos desta mudança no seu negócio.

 

Qual a principal vantagem para seu cliente?

Poder fazer o pagamento do boleto bancário em qualquer banco, independente do banco emissor, mesmo após o vencimento, quando isso for permitido no boleto.

Além disso, a plataforma unificada acabará com os pagamentos em duplicidade e tornará o boleto bancário uma forma mais segura de fazer e receber pagamentos.

O que muda nos boletos que eu emito?

Agora todos os boletos bancários terão que ser registrados em uma única plataforma de cobrança com o CPF ou CNPJ do pagador.

Se você usa um banco, terá que passar a enviar arquivos de remessa para registro dos boletos. Se usa a solução da F2b não precisa fazer nada, ela já está integrada com a plataforma e preparada para enviar os dados do seu boleto para a plataforma.

Essa mudança tornará o processo mais lento?

Não, a plataforma de cobrança será rápida e seu processamento será online.

 

Vai ficar mais caro para minha empresa?

Para o pagador, o seu cliente, não haverá cobrança de tarifa pela emissão de boletos de pagamentos. Para sua empresa (emissora do boleto), as tarifas são sempre negociadas pelas as instituições financeiras, tarifas adicionais poderão ser cobradas para o registro, liquidação, baixa e permanência do boleto. Lembre-se que, por negociar tarifas em lote de boletos, a F2b consegue oferecer aos clientes tarifas mais baixas do que as oferecidas diretamente pelos bancos, além disso, conosco você só paga tarifa se o seu boleto for pago pelo seu cliente.

 

Mais informações? Acesse a cartilha da FEBRABAN https://cmsportal.febraban.org.br/Arquivos/documentos/PDF/Nova_plataforma_cobranc%CC%A7a060217.pdf