Os 4 Ps do marketing, também conhecidos como Marketing Mix, fazem parte uma teoria presente em todas as aulas de Marketing. Apesar de ser um conceito antigo, até hoje os 4 Ps orientam gestores a organizar seus planejamentos de Marketing.

 

Quais são os 4 Ps?

Produto, preço, praça e promoção. Para colocar a teoria acadêmica em prática, você deve definir cada um destes elementos.

 

Produto

O que você oferece a seus clientes? Trata-se de um produto que atende a uma necessidade básica ou é um novo conceito? Qual é o nome, a embalagem, cor e marca? Quais atributos tangíveis ou intangíveis?

Por exemplo: Se você vende bicicletas. Qual o modelo, tamanho e cores ofertados? É uma bicicleta esportiva ou urbana? É um modelo padrão ou pode ser customizada com acessórios?

 

Preço

Mais do que “quer pagar quanto”. Qual o preço do seu produto, qual sua margem de lucro e como você cobra. Um único preço, um aluguel, uma mensalidade? Será possível oferecer promoções?

Nesta etapa do planejamento, compare os seus preços com a da concorrência. Faça pesquisa de preço e veja qual valor é atribuído ao seu produto e quanto os consumidores estão dispostos a pagar. Que meios de pagamento você disponibiliza a seus clientes: cartão de crédito, boleto bancário, depósito em conta? E como você vai cobrá-lo. Através de uma cobrança automática?

 

Praça

Quais são os canais de distribuição? Seu produto pode ser comprado em um mercado? É vendido na loja física ou apenas no e-commerce? Seu produto pode ser vendido, por exemplo, em um market place (essas lojas oferecem um espaço para venda como OLX e Elo 7).

Algum empreendedores, optam por disponibilizar seus produtos apenas na loja online do Facebook.

 

Promoção

O conceito de promoção dos 4 Ps vai além do desconto. Neste momento é importante avaliar o que é necessário para promover seu produto. Qual a mensagem? Em que canais você irá promover? Jornal, revista, rádio, panfleto, e-mail, busca, anúncios na internet, redes sociais, notas na imprensa, influenciadores digitais? Para esta definição é importante conhecer os hábitos dos seus potenciais consumidores. Não adianta ter um perfil no Snapchat se o seu cliente é adulto, por exemplo.

Ao definir este último item, lembre-se sempre da sazonalidade. Entenda se o seu produto é mais consumido em determinadas épocas do ano como: verão, natal ou dias das crianças, por exemplo.

 

O conceito de 4 Ps podem ajudar você, mesmo que conheça pouco sobre marketing, a traçar sua estratégia. Veja outros textos no nosso blog sobre Marketing:

 

Marketing para Pequenas Empresas

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