Já ficou com a sensação que a pilha de trabalho só aumenta? Ou que o dia passou e a lista de “to- dos” não diminuiu? Você pode estar com problemas para fazer a gestão do seu tempo.

Neste texto, separamos 4 dicas que vão te ajudar a ser mais produtivo no trabalho e ter mais controle sobre o seu tempo.

1- Planeje suas atividades

Diariamente, liste suas tarefas por prazo e por grau de dificuldade. É normal que o ser humano tenha a predisposição em fazer o que lhe dá mais prazer. Mas adiar as tarefas mais complexas só comprometem sua produtividade. Em algum dado momento, você terá uma lista de tarefas complexas com prazos apertados e vai perceber que terá que fazer hora extra ou levar trabalho para casa.

 

2- Organize seu ambiente de trabalho (inclusive seu computador)

Uma mesa bagunçada é motivo de distração. Arquive ou jogue fora os documentos de projetos encerrados. O mesmo vale para seu computador. Organize seus arquivos em pastas de fácil identificação. A demora em encontrar um arquivo pode interromper a sua concentração e prolongar sua atividade.

3- Cultura de gestão do tempo

É impossível ser produtivo no trabalho se a cada 5 minutos você é interrompido por alguém. Atualmente a falta de produtividade é um dos principais desafios das empresas. Converse com seus colegas e seu gestor sobre o tema. É importante que todos se organizem para que um profissional não atrapalhe o outro. Geralmente, um líder improdutivo acaba contaminando toda sua equipe ao acioná-los deliberadamente. Combine com os pares momentos de concentração de longa duração para os projetos mais complexos. Se for necessário, eleja um espaço diferente, como uma sala de reunião, para este tipo de atividade.

 

4- Celular e as redes sociais

Com a internet móvel e as redes sociais, somos o tempo todo seduzidos pela distração. Se não soubermos fazer o bom uso destes dispositivos, é possível se afundar entre tanta informação e perder o controle do tempo.

Se você precisa se concentrar, tire o celular da mesa e coloque-o em sua mochila. Desative as notificações que não são necessárias. Receber um alerta que alguém curtiu ou fez um comentário em uma foto não é relevante, a não ser que você seja um gestor de mídias sociais.

Receber mensagens particulares fazem parte do dia a dia e são importantes para o momento de descanso, mas até elas precisam ser planejadas.